Mini Horta em apartamento - veja como começar a sua
Atualmente, cada vez mais pessoas buscam desenvolver uma conexão com as plantas e com os alimentos. Uma das melhores formas de estreitar essa relação é cultivando sua própria hortinha! Mesmo que você não tenha terreno em casa, veja essas dicas fáceis de como montar uma mini horta no apartamento.
Mesmo os iniciantes em cultivo indoor podem começar sua horta com alguns passos simples. Por isso, preparamos este passo a passo bem completo de como fazer sua horta no apartamento ser um sucesso! Bora lá?
Leia também: O que é Air Pruning? Conheça a técnica de poda natural das raízes.
Veja as principais etapas para montar uma horta no apartamento:
Passo 1 - Escolha o local onde a horta vai ficar
Esta etapa é super importante pois, ao escolher o local, você deve levar em conta alguns fatores que farão toda diferença no seu cultivo:
- Busque um cantinho com boa incidência solar. Recomendamos em média 4 horas de sol por dia. Caso isso não seja possível, considere complementar com um esquema de luz artificial com lâmpadas de led full spectrum.
- Em geral, os melhores locais são as varandas e balcões posicionados próximos à uma janela.
- Defina o espaço disponível, pois isso irá influenciar na quantidade de plantas e também nos tamanhos dos vasos.
Passo 2 - Defina quais espécies de plantas para cultivar em apartamento
Algumas ervas, hortaliças e temperos se desenvolvem melhor que outras nas condições de cultivo no apartamento. Além disso, você deve considerar também os ingredientes que mais combinam com suas receitas!
Ama uma boa salada? Que tal investir no cultivo de alface e rúcula? Sua praia são as comidas super condimentadas? As ervas e temperos são uma ótima pedida para ter em sua hortinha de apartamento!
Confira esta lista de plantas boas para plantar em apartamento:
- Alface
- Rúcula
- Tomate-cereja
- Espinafre
- Cebolinha
- Salsinha
- Morango
- Manjericão
- Pimentas variadas
- Hortelã
- Ora-pro-nóbis
Passo 3 - Como escolher o melhor vaso para fazer uma horta em apartamento
Neste ponto, você pode optar pelos vasos comuns (plástico, cerâmica, etc), ou pelas bags respiráveis da Bud Bag.
Se optar pelos vasos comuns, atente-se para garantir que o recipiente tenha tenha furos para escorrer a água irrigada. É também muito importante fazer uma boa camada de drenagem com pedrinhas ou argila, para evitar o apodrecimento das raízes.
Leia mais: Conheça aqui os principais tipos de vasos para cultivar plantas em casa.
Já a alternativa mais moderna para o cultivo indoor são as Bud Bags. Elas são, basicamente, uma espécie de saco de cultivo feito de malha respirável e ultra resistente. Foram criadas no Brasil por cultivadores experientes e já tem pedido de patente registrado. Legal, né? E, o melhor, servem para o cultivo de qualquer tipo de planta!
As Bud Bags melhoram o desempenho do seu cultivo através da drenagem adequada e da poda natural das raízes. Assim, as plantas tem um melhor desenvolvimento e crescem mais fortes e saudáveis, em comparação ao uso dos vasos tradicionais.
Este é um produto indicado para todos os tipos de plantas, para cultivar dentro ou fora de casa. Pois faz controle natural da temperatura do solo, não mofa e tem proteção UV.
Existem Bud Bags em diversos tamanhos e cores, para acomodar o seu cultivo seja qual for seu espaço. Além disso, são dobráveis (o que facilita o armazenamento) e laváveis. Super práticas!
Passo 4 - Sementes ou Brotos? Como começar a plantar
Hoje em dia, temos diversas opções de sementes de todos os tipos de plantas a disposição. Da mesma forma, é muito fácil encontrar brotos e mudas que já iniciaram seu desenvolvimento.
Se você busca um cultivo mais rápido e quer pular a parte da germinação, considere usar brotos na sua horta de apartamento! Plantas como alface, rúcula, tomate, manjericão, salsinha, etc, são facilmente encontradas em mudas.
Apenas lembre-se: ao transplantar seus brotos para o vaso definitivo, faça-o com cuidado pois as raízes e as folhas ainda são muito frágeis. O processo é simples: abra buracos grandes o suficiente na terra, coloque os brotos, cubra suavemente com mais substrato, pressione levemente para firmar a planta e regue com um pouco de água. E por falar em água...
Passo 5 - Escolha do solo e dos nutrientes para fazer a horta
Esta etapa é super importante, já que são o solo e os nutrientes que darão o suporte e o "alimento" para a planta crescer forte e saudável!
Algumas pessoas podem pensar que basta usar qualquer terra que encontramos por aí, mas não é bem assim. Além de garantir o nível ideal de substâncias importantes para a planta, os substratos próprios são livres de produtos que podem prejudicar o seu cultivo.
Não há necessidade de comprar uma marca específica de substrato, pois existem várias opções no mercado.
Você pode, inclusive, montar seu próprio substrato em casa. É muito fácil e barato fazer um ótimo substrato para suas plantas. Confira esta sugestão:
- Misture em um balde ou recipiente grande as seguintes proporções: 40% de terra preta + 40% de húmus de minhoca + 20% de um aerador como o pó de coco ou a perlita.
Todos estes ingredientes são encontrados facilmente em lojas de jardinagem, físicas e online.
Além disso, você pode ainda lançar mão de nutrientes orgânicos para sua hortinha, que podem ser comprados prontos ou feitos em casa através da compostagem.
Passo 6 - Como regar as plantas da horta
Você pode estar se perguntando como irrigar a horta em apartamento. A quantidade de água vai depender de cada espécie e também de outros fatores, como a temperatura e umidade ambientes e o tamanho do vaso.
Por isso, nossa dica é cultivar plantas com demandas de água parecidas na mesma Bag. Você pode, também, montar toda sua horta pensando nesse conceito. Assim facilitará os cuidados.
Em geral, nossa recomendação para as plantas na horta de apartamento é que a rega seja feita em média duas vezes por semana. Isso pode variar de espécie para espécie, mas costuma funcionar com grande parte das plantas.
Saber se sua planta precisa de mais água é muito fácil: coloque o dedo uns 2 centímetros para dentro do substrato. Se sair úmido, não precisa regar. Se sair sequinho e sentir a terra ressecada, está na hora de dar água para a planta.
Se você é um jardineiro iniciante, prefira cultivar nas Bud Bags, já que elas facilitam muito o processo de irrigação e evitam que a planta morra afogada. Com as Bud Bags, não é necessário nem fazer camada de drenagem! Praticidade, que fala!
Conheça as Bud Bags e tenha plantas mais saudáveis com um cultivo mais prático!
Agora que você já sabe como fazer mini horta em apartamento, chegou o momento de escolher as Bags que farão parte do seu cultivo!
Clique aqui e acesse nossa loja virtual para conferir todas as opções.
Seja legal :) O conteúdo deste site é de uso exclusivo da Bud Bag. A reprodução de textos e imagens sem autorização é proibida.